Alongar antes de qualquer atividade física ou mesmo todos os dias depois de acordar é essencial e muito bom para o corpo; além de relaxar e retirar as tensões musculares, aumenta a flexibilidade e o "limite" dos músculos e ainda previne possíveis estiramentos musculares.
- Um bom alongamento leva em média de 15 a 30 minutos;
- Não tenha pressa em se alongar;
- O alongamento deve ser um ato prazeroso e relaxante;
- Demore no mínimo 8 segundos em cada exercício;
- Respire profundamente durante a prática dos exercícios;
- É normal sentir dor um dia após o alongamento, principalmente se for inicante, mas não se engane: se sentir sempre essa dor, você pode estar forçando demais os seus músculos;
- Force os músculos na medida certa, sem ultrapassar o limite do seu corpo no momento; você deve saber que o ganho da flexibilidade vem com a prática regular dos exercícios e depende de cada pessoa;
- Na prática dos exercícios, é normal e necessário sentir uma dorzinha na região correspondente; se não sentir a dorzinha, quer dizer que você está fazendo errado.
Sentada
1. Faça a posição de borboleta nas pernas, movimentando-as para cima e para baixo, tentando manter ao máximo os joelhos no chão; depois, pare o movimento e tente encostar o peito nos pés; mas faça isso bem lentamente, descendo com as costas retas e parando por 8 segundos quando doer muito; depois, prossiga descendo mais. Pare quando sentir que está no seu limite.
2. Estique uma perna à frente e coloque a outra do lado, flexionada, e tente não tirar este joelho do chão (como na foto). Com as duas mãos segurando no arco (foto) ou na meia-ponta do pé, estique a coluna e fique por 8 segundos; depois, tente enconstar a boca no joelho e fique mais 8 segundosse conseguir.
Em seguida, coloque a perna que está flexionada sobre a que está esticada (como na segunda foto) e tente encostar a boca nos joelhos; espere 8 segundos.
3. Estique uma das pernas lateralmente e coloque a outra na frente, flexionada; tente não tirar este joelho do chão (como na foto); estique bem seu tronco, e tente encostar a mão na perna que está esticada, passando-a por cima da cabeça (a mão do lado contrário da perna --> mão direita no pé esquerdo, por exemplo). É muito importante que não relaxe as costas, nem o braço; você tem que estar completamente alongada e também tem que conseguir olhar facilmente para o teto, se não o exercício estará errado. Fique por 8 segundos.
4. Da posição do exercício 3, apenas vire seu corpo para a frente da perna que está flexionada, como na foto. Coloque seu peso na perna que está na frente e estique bem as costas, como se alguém lhe puxasse para cima e respire lentamente, sentindo o alongamento muscular. Fique por 8 segundos.
5. Abra as pernas até onde conseguir e fique um 8, respirando lentamente, com o tronco reto. Depois, tente encostar uma das mãos no pé de lado contrário (mão direita no pé esquerdo, por exemplo), passando-a por cima da cabeça, como no exercício 3. Não dobre as costas nem o braço, você tem que estar alongada e conseguir olhar para o teto com facilidade. Depois, tente encostar a barriga no chão, mas faça isso bem lentamente; fique por 8 segundos.
Em pé
1. Apoiada com uma das mãos em uma parede, pegue seu pé com a mão de lado correspondente a ele (mão direita no pé direito, por exemplo) e tente encostá-lo no bumbum, como na foto; não esqueça que os joelhos devem estar unidos. Fique por 8 segundos.
2. Com as pernas paralelas, respire profundamente e tente encostar seu nariz nos joelhos; vá até o seu limite, sempre respirando lentamente; tente encostar as mãos no chão, com a coluna reta, se possível.
3. Apoiada com as mãos em uma parede, coloque uma perna na frente flexionada e a outra esticada atrás, ambas em 6ª posição (sem en dehors). A distância entre elas estará correta quando sentir a dorzinha na panturrilha de trás. Fique por 8 segundos.
4. Na barra, coloque uma da pernas esticada e tente encostar a boca no joelho. Fique por 8 segundos.
5. Por último, alongue seus braços, como na foto: com uma das mãos, pegue seu cotovelo, passando-o por trás da cabeça.
Bom eu tenho 14 anos e só agora que conheci realmente o ballet, estou tentando convencer minha mãe a me colocar nas aulas, más não sei se um dia vou ser boa, já que normalmente as garotas começam aos 5 anos de idade, más eu consegui fazer todo o alongamento acima com muita facilidade, continue postando esse tipo de textos pois estão me ajudando muito bjos!
ResponderExcluir