Se postei algo de sua autoria escreva um comentario no post com o link de onde está que colocarei os créditos

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PARTE 1 - Como escolher as sapatilhas de ponta





Para se iniciar um trabalho nas pontas, é necessário que a bailarina esteja com os pés e pernas preparados. Ela precisa ser treinada pela professora para ganhar uma musculatura mais desenvolvida e assim, ter a força necessária para subir nas pontas. Por isso que não se recomenda a utilização de sapatilhas de ponta por pessoas que não fazem ballet; elas correm o sério risco de se machucar, pois não estão preparadas.
Depois dessa preparação, a hora mais esperada chega (rsrsrs): a compra das sapatilhas de ponta.
Comprar sapatilha de ponta para crianças e adolescentes, que estão em fase de crescimento, é um pouco complicado, porque você tem que ficar trocando o número. Se for a sua primeira compra, eu recomendo que vá acompanhada de sua professora ou de alguma colega mais experiente.
Porém, darei dicas de como saber se a sapatilha está no tamanho e tipo adequados dos seus pés:


  • Peça para a vendedora lhe oferecer uma sapatilha para iniciantes (é bom ir com recomendações da professora, já que tem vendedoras que não sabem dar informações). Eu recomendo a Capézio Partner 180; ela é ótima para iniciantes, pois sustenta a bailarina na medida certa para a execução de passos simples, que não exigem tanta força ou sustentação.
  • Quando for escolher o número, peça 1,5 ou 2 números acima do que você calça normalmente. Essa é geralmente a medida para as sapatilhas de ponta. 
  • Para saber se o número da sapatilha está correto, faça grand pliés. Se a a sapatilha estiver se "mexendo" ou saindo do calcanhar, está folgada; se sentir que seus dedos estão apertados ou que o peso do seu corpo não está bem distribuído nos pés (se seus pés estiverem "caindo" para frente ou para trás), ela está apertada. O número estará adequado quando você sentir seu peso bem distribuído nos pés, sem a sapatilha estar larga. NÃO ESQUEÇA DE EXPERIMENTAR COM A PONTEIRA E A MEIA-CALÇA!
  • Suba nas pontas e veja se a sapatilha lhe dá boa sustentação; seus pés não devem estar "caindo" para a frente ou para trás. Veja também se ela não é muito mole para seus pés e o mais importante: sinta se ela está confortável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário